Quimica antes de ser quimica

Muito antes do homem existir, muito antes de termos qualquer conhecimento sobre qualquer coisa, nos primórdios do universo, a química já estava lá agindo, modificando, criando e desfazendo tudo.

Origem do Universo

Quando imaginamos o início de tudo devemos começar pelo big-bang que pode ser resumir como uma explosão que deu origem ao local em que vivemos e que a nossa raça se criou e evoluiu até onde estamos.

Veja mais detalhes sobre o big bang, nessa vídeo aula muito interessante ministrada na conceituada Universidade de São Paulo.

A química está presente em tudo que vemos e nao vemos, tudo que usamos, tudo que sentimos, tudo ao nosso redor.

Todos alimentos, os objetos possuem composição química ou são frutos de uma reação.

A ciência chamada Quimica

Faz parte do currículo escolar a matéria chamada Química. É uma matéria que pode ser muito entediante mas também pode ser muito interessante. Depende muito do professor que está lecionando essa matéria.

O básico a se aprender é a tabela periódica. Trata-se de uma modelo que une todos os elementos químicos conhecidos até hoje e suas propriedades. É dividida em os seguintes grupos:

  • Metais Alcalinos
  • Metais Alcalinos Terrosos
  • Família do Boro
  • Família do Carbono
  • Família do Nitrogênio
  • Calcogênios
  • Halogênios
  • Gases Nobres

Essa é a divisão de grupos e todos os elementos conhecidos, sejam eles naturais ou naturais, estão demonstrados nessa tabela.

Dentro de cada quadrado da tabela periódica consta seu simbolo e seu numero atômico. O número atômico é o numero de prótons encontrados dentro do núcleo do átomo.

Os elementos são organizados na tabela pela ordem dos elementos do número atômico.

Diversos professores com o intuito de ensinar os alunos a decorar a tabela periódica, ensinam técnicas para nunca mais esquecer, como por exemplo é o caso da família dos semi metais, onde as iniciais da frase a seguir são os símbolos da família: Borato Silenciou Gentilmente o Arsenal Anti Terrista Português.

Adequar experiências, ou seja a pratica aliada a teoria, é a melhor forma de ensinar e ter a atenção dos alunos.

Vejam esse vídeo abaixo de estudantes medindo qualidade de líquido.

 

Estudo da Matéria

Estudar química e ter a mínima noção ao menos dos conceitos mais básicos, ajuda muito na compreensão de muitas coisas que parecem até certo modo inexplicáveis. É muito difícil pensar que por exemplo a molécula da água é formada pela seguinte express;ao: H2O, ou seja possui duas moléculas de hidrogênio e um de oxigênio.

Química pode ser muito interessante, mas antes disso é muito importante, pois explica muito de tudo ao nosso redor.

 

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *