Como montar uma criação de camarões

A criação de camarões em cativeiro (conhecida também por carcinicultura), está se expandindo no Brasil, mas ainda é uma atividade que tem muito para ser explorada e obter lucro.

Para quem está iniciando nesta atividade é aconselhável começar com poucas matrizes pois você vai passar por um período de aprendizado e adaptações.

Desta forma o capital inicial e o risco serão menores. Com o tempo você vai aprendendo a administrar, corrigindo as falhas para investir mais diminuindo os riscos.

Alguns investidores nesta atividade relatam que obtiveram retorno do investimento em até um ano e meio. É um período considerado rápido para iniciar a obter lucros nos negócios.

Estrutura básica para montar a criação de camarões.

  • Local

O local vai depender muito do porte de criação que você vai iniciar, porém não adianta investir num local pequeno se você tem ideia de um negócio que vai expandir.

O local ideal para esta atividade é uma fazenda ou um sítio, pois vai oferecer espaço para expandir à medida que o negócio aumenta, além de estrutura para atender as necessidades de armazenamento e transporte.

  • Tanques

Para a criação de camarão em cativeiro você vai precisar dos tanques (tipo uma piscina), abastecidos através de uma bomba, de água (potável) com encanamentos específicos interligados para escoamento.

  • Equipamentos

Todos os utensílios e equipamentos que vão ser utilizados e que vão entrar em contato com seu produto não poderão transmitir odores, sabores ou substâncias tóxicas. Devem ser de material impermeabilizado e que resistam a corrosão, principalmente aqueles que vão ter contato com a água dos tanques.

Madeiras devem ser evitadas pois não podem ser higienizadas de maneira adequada, podendo trazer contaminação.

Toda a instalação e montagem dos utensílios e equipamentos devem ser feitas observando as normas da vigilância sanitária de acordo com esta atividade.

Monte seu cativeiro com pessoas que estejam aptas ao serviço. Procure todas as informações nos órgãos competentes para não ter problemas.

  • Matrizes

Você vai iniciar adquirindo as matrizes e depois a reprodução se dá naturalmente através dos ovos. A partir desta fase você só terá que se preocupar em retirar os “filhotes” do tanque para que cresçam e sejam seu produto de venda em torno de 6 meses.

Atenção especial ao adquirir as matrizes. Procure por fornecedores que garantam a pureza da raça ou que ofereçam matrizes modificadas (geneticamente) para esta finalidade. As matrizes devem ser trocadas a cada dois anos.

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *